quarta-feira, 22 de setembro de 2010

COMO O MEL É PRODUZIDO PELAS ABELHAS?



As abelhas operárias, ao visitarem as flores, introduzem a língua nos nectários e retiram uma substância aquosa chamada néctar, que trazem até a colmeia e entregam a outras abelhas mais jovens. 

As abelhas jovens, também são chamadas de laboratoristas (nesta fase da sua vida), possuem glândulas específicas que produzem os fermentos ou enzimas, substâncias responsáveis pela transformação do néctar em mel.

A elaboração do mel resulta em duas modificações sofridas pelo néctar: uma física, que é a desidratação ou eliminação de água; outra química, pela inversão do açúcar composto em duas glicoses (açúcar simples), resultando dessa inversão a dextrose (glicose) e a levulose (frutose).

O néctar ao passar pelo organismo das abelhas é então desidratado.

     Cada abelha que processa o néctar faz funcionar as glândulas de seu aparelho digestivo, liberando já na passagem do esôfago, duas enzimas: a invertase que transforma a sacarose em levulose; e a amilase, que transforma o amido em maltose.

      A sacarose pode ser reduzida ao mínimo ou até a anulação ficando apenas o mel propriamente dito.



   Assimilado e pronto o mel é depositado nos alvéolos e recebe o opérculo (tampinhas de cera).

   Com o calor da colmeia a água ainda restante no mel evapora, o ar é constantemente renovado pelas abelhas ventiladoras, encarregadas de eliminar toda e qualquer umidade, conservando o ambiente fresco, puro e seco.

    Assim, armazenado nos favos o mel alcança a forma madura e está pronto para ser colhido pelos apicultores.

Para maiores informações clique aqui.




Faça comentários, perguntas ou envie sugestões de assuntos, estamos aguardando seu contato.
Fonte reprodução.






Nenhum comentário:

Postar um comentário