quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O QUE É GELEIA REAL?


* abelhas operárias alimentando a abelha rainha com geleia real
A Geleia Real é um produto glandular, resultado das secreções das glândulas hipofaringeanas e mandibulares, localizadas na cabeça das abelhas jovens.

Produzida pelas abelhas operárias por um curto período de tempo de suas vidas, é o alimento exclusivo da abelha rainha.

A diferença da alimentação da abelha rainha em relação a alimentação das abelhas operárias, é que abelha rainha consome a geleia real durante toda a sua vida.

    Isso faz com que seus órgãos sexuais se desenvolvam completamente e que ela tenha postura de ovos, além de viver em média 5 anos enquanto as operárias vivem em média apenas de 35 a 45 dias.

      Essa longevidade da rainha é o que impulsionou os cientistas a testarem a geléia real para o consumo humano.

A rainha nasce do mesmo ovo que a abelha operária, sua capacidade reprodutiva e longevidade se deve unicamente ao consumo exclusivo da geleia real.

A geleia real é semelhante a um “leite” branco ou levemente amarelado, denso, cremoso com múltiplos sabores: ácido, picante e doce.


É constituída, em média, por 66% de água e 34% de matéria seca. 

Na matéria seca pode-se encontrar em torno de 13% de carboidratos, 12% de proteínas, 5% de lipídeos, 3% de vitaminas, enzimas e coenzimas e 1% de sais minerais. 

Dos 21 aminoácidos encontrados na geleia real, destacam-se: leucina, lisina, valina, arginina, isoleucina e fenilalanina. 

Observam-se também os seguintes minerais, por ordem decrescente de quantidade: enxofre, magnésio, ferro, zinco, cobre, arsênico, lítio, cobalto, níquel, manganês e cromo.


Entre as vitaminas, ressaltam as seguintes: tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), piridoxina (vitamina B6), niacina, biotina (complexo B), inositol, ácido fólico, e pequenas doses das vitaminas C e D.

Existem outros componentes, como um fator antibacteriano, ativo contra as bactérias Escherichia coli (infecção urinária) e Salmonella (intoxicação alimentar), além de  acetilcolina, grãos de pólen e hormônio gonadotrófico.


É rica em proteínas, carboidratos, lipídeos, hormônios, enzimas, vitaminas e substâncias biocatalisadoras nos processos de regeneração das células.

Podendo ser usada por crianças, idosos, pessoas que querem um equilíbrio hormonal, e também por diabéticos.

Segundo pesquisas, sua composição possui ação:

• Revitalizante;

• Aumenta a capacidade física, intelectual e sexual;

• Antianêmica;

• Ajuda em estados de convalescença.

• Esgotamento nervoso;

• Prevenção do envelhecimento precoce;

• Auxiliar no combate a queda de cabelo;


• Auxiliar no tratamento de problemas cardiovasculares e hepáticos.


• Reumatismo;


• Arteriosclerose.

Para maiores informações clique aqui.






Faça comentários, perguntas ou envie sugestões de assuntos, estamos aguardando seu contato.
Fonte reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário