quinta-feira, 23 de setembro de 2010

O QUE É GELEIA REAL?



Toda colmeia de abelhas possui milhares de indivíduos, divididos em três grupos diferentes são eles: uma Abelha Rainha, centenas de abelhas Zangões e milhares de Abelhas Operárias, cada grupo desempenha diferentes funções dentro da colmeia.

A Geleia Real é produzida pelas abelhas Operárias jovens em seus primeiros dias de vida, é um produto glandular, resultado das secreções das glândulas hipofaringeanas e mandibulares, localizadas na cabeça das abelhas é o alimento exclusivo da abelha rainha.

A abelha Rainha embora tenha nascido de um ovo geneticamente idêntico ao das abelhas Operárias, vive em média 5 anos, enquanto que a abelha Operária tem um período médio de vida de 45 dias, a diferença é muito grande.

Outra característica importante é que fisicamente a abelha Rainha é em média duas vezes maior que a abelha Operária, suas pernas são longas e o abdome é muito desenvolvido.

 As características físicas e de longevidade da Rainha é o que impulsionou os cientistas a testarem a geleia real para o consumo humano, isso porque a abelha rainha só se alimenta de geleia real durante toda a sua vida, e a Operária somente nos primeiros dias de vida.

Isso faz com que seus órgãos sexuais se desenvolvam completamente e que ela tenha postura de ovos, enquanto a abelha Operária não faz postura de ovos.

     A geleia real é semelhante a um “leite” branco ou levemente amarelado, denso, cremoso com múltiplos sabores: ácido, picante e doce.


É constituída, em média, por 66% de água e 34% de matéria seca. 

Na matéria seca pode-se encontrar em torno de 13% de carboidratos, 12% de proteínas, 5% de lipídeos, 3% de vitaminas, enzimas e coenzimas e 1% de sais minerais. 

Dos 21 aminoácidos encontrados na geleia real, destacam-se: leucina, lisina, valina, arginina, isoleucina e fenilalanina. 

Observam-se também os seguintes minerais, por ordem decrescente de quantidade: enxofre, magnésio, ferro, zinco, cobre, arsênico, lítio, cobalto, níquel, manganês e cromo.


Entre as vitaminas, ressaltam as seguintes: tiamina (vitamina B1), riboflavina (vitamina B2), piridoxina (vitamina B6), niacina, biotina (complexo B), inositol, ácido fólico, e pequenas doses das vitaminas C e D.


Existem outros componentes, como um fator antibacteriano, ativo contra as bactérias Escherichia coli (infecção urinária) e Salmonella (intoxicação alimentar), além de  acetilcolina, grãos de pólen e hormônio gonadotrófico.


É rica em proteínas, carboidratos, lipídeos, hormônios, enzimas, vitaminas e substâncias biocatalisadoras nos processos de regeneração das células.

Podendo ser usada por crianças, idosos, pessoas que querem um equilíbrio hormonal, e também por diabéticos.

Segundo pesquisas, sua composição possui ação:

• Revitalizante;

• Aumenta a capacidade física, intelectual e sexual;

• Antianêmica;

• Ajuda em estados de convalescença.

• Esgotamento nervoso;

• Prevenção do envelhecimento precoce;

• Auxiliar no combate a queda de cabelo;


• Auxiliar no tratamento de problemas cardiovasculares e hepáticos.


• Reumatismo;


• Arteriosclerose.

Para maiores informações clique aqui.







Faça comentários, perguntas ou envie sugestões de assuntos, estamos aguardando seu contato.
Fonte reprodução

Nenhum comentário:

Postar um comentário