terça-feira, 21 de setembro de 2010

POR QUE EXISTE MEL CLARO E MEL ESCURO?

Os méis são nomeados de acordo com as diferentes plantas visitadas pelas abelhas de onde o néctar foi coletado por elas, por exemplo: mel de assa peixe, mel de flor de laranjeira, mel de eucalipto, mel silvestre, etc.

Assim também é que se dá a origem, a coloração e o sabor do mel. A flor que a abelha visitou é que dá cor ao mel. 

O mel da flor de assa-peixe é muito claro quase incolor, o da flor de laranjeira é âmbar o sabor e aroma lembra os pomares em flor das plantas cítricas.

O mel da flor de eucalipto é escuro e embora seja da planta eucalipto o sabor não lembra desinfetantes.

O óleo que é usado na indústria para a fabricação dos desinfetantes é extraído das folhas do eucalipto, e o mel a abelha produz a partir do néctar das flores do eucalipto, portanto o sabor não lembra o óleo de eucalipto.

Não existem diferenças significativas nutricionais, o que muda é o sabor e aroma que nos méis escuros apresentam paladar e aroma mais fortes, são ligeiramente mais nutritivos  em sais minerais. Os méis claros apresentam paladar suave, aroma delicado ideal para ser consumido a mesa diariamente.

Segundo sua tonalidade, o mel será classificado em cinco tipos:
Branco d’água, âmbar, dourado, vermelho ou pardo.

Para saber mais clique aqui.




Faça comentários, perguntas ou envie sugestões de assuntos, estamos aguardando seu contato.
Fonte reprodução.

5 comentários:

  1. como acabar com a escuma que se forma no litro

    ResponderExcluir
  2. Link não encontrado.. Areia prós olhos do consumidor...

    ResponderExcluir
  3. Sobre a espuma,importante é descansar o mel ou melhor decantar o mel no período que está ente 72h ou mais ou por observação e ainda retira la com uma escumadeira

    ResponderExcluir
  4. Minha pergunta é porque os meis vendido em farmácias e super mercado tem as mesmas tonalidade? Sendo que as abelhas e a natureza os faz com várias cores?

    ResponderExcluir