segunda-feira, 30 de setembro de 2013

NUTRIENTES PARA O CÉREBRO



Selênio

Pesquisas indicam que a falta de selênio nos deixa mal humorados, reduzindo a capacidade cognitiva de pessoas idosas, e ao avaliar pessoas com mal de Alzheimer verificou-se que essas pessoas tinham baixa quantidade de selênio presentes no organismo.

As principais fontes de selênio são a castanha do Pará, os peixes, frutos do mar, nos cereais integrais, em ovos, nas castanhas de caju e em semente de girassol.


Polifenóis do chá verde

O chá verde possui alto teor de flavonóides os polifenóis e catequinas, que possuem ação antioxidante neutralizando os radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células.

Além disso, o chá verde atua como energizante, já que contém as xantinas entre elas a cafeína, que atuam no sistema nervoso central, o cérebro fica mais alerta e ágil nas tomadas de decisões.


Vitamina C

A vitamina C é um dos melhores antioxidantes existentes na natureza, uma dieta rica em vitamina C diminui as perdas da capacidade mental provenientes do envelhecimento.

As frutas como acerola, morango, abacaxi, laranja, limão, maracujá, melão, mirtilo, framboesa, goiaba, kiwi, contém vitamina C, e também está presente em pepinos, tomates, pimentões, broto de alfafa, e brócolis.


Zinco

O Zinco é o responsável por manter o cérebro ativo e desperto, reduz o cansaço mental e organiza os pensamentos.

Age como um poderoso antioxidante diretamente sobre os radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células neuronais.

Podemos encontrar o zinco em alguns alimentos como as sementes de girassol e abóbora, em frutos do mar, em ovos, nos grãos integrais, levedo de cerveja e no germe de trigo.


Ferro

A falta de ferro causa a baixa oxigenação dos tecidos, porque o ferro é o elemento responsável pelo transporte de oxigênio pelas hemácias, como o cérebro necessita de muito oxigênio quando ocorre a falta de ferro o funcionamento do cérebro fica comprometido.


Ácido fólico

Também conhecido como vitamina B9 é responsável pela alegria o bom humor e o bem estar, além de proporcionar a saúde mental.

Pesquisas indicam que os pensamentos ruins e as depressões estão freqüentemente relacionados com a carência das vitaminas do complexo B.

As mulheres que pretendem engravidar normalmente são suplementadas com ácido fólico para prevenir as doenças de desenvolvimento nas crianças.

Encontramos o ácido fólico em vegetais de folhas verdes como espinafre, couve, rúcula, acelga, brócolis e agrião, também em cogumelos em feijões, ervilhas grão de bico, lentilhas e tomates.


Polifenóis do açaí e das uvas

Pesquisas têm indicado que o consumo do suco de uva integral melhora a capacidade do cérebro de reter e absorver novos conhecimentos, melhorando a memória isso se deve aos polifenóis presentes nas uvas.

Também agem protegendo os tecidos nervosos prevenindo que ocorram inflamações ou perdas de neurônios.

Também podemos encontrar os polifenóis em mirtilos, jabuticabas e no açaí.


Vitamina D

Hoje já se sabe que a vitamina D é um hormônio que atua como um antiinflamatório dos neurônios tonifica o cérebro cansado e desvitalizado, e melhora os casos de perda de memória provocada pelo envelhecimento.

A carência da vitamina D está relacionada à depressão e ao mal de Parkinson.

A melhor fonte de vitamina D é tomar sol, nas horas mais frescas do dia, sem filtro solar, com cuidado para não queimar a pele.

Outras fontes são o óleo de fígado de bacalhau, em peixes, ovos, leite integral, carnes, e na manteiga.


L-teanina

Trata-se de um aminoácido encontrado no chá verde e preto, que atua na produção de dopamina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem estar, relaxamento e ao prazer.


Saiba mais.




Faça comentários, perguntas ou envie sugestões de assuntos, estamos aguardando seu contato.

Fonte reprodução.

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

PARA QUE SERVE O ÓLEO DE CÁRTAMO


Extraído das sementes da planta Carthamus tinctorius L., originalmente cultivada para a produção de corantes alimentícios e farmacêuticos.

Na culinária as flores podem ser usadas substituindo o açafrão e de suas sementes extrai-se o óleo que é usado como óleo vegetal no preparo de alimentos e também como suplemento alimentar em forma de cápsulas.

No corpo atua com propriedades antioxidantes, devido à presença da vitamina E, retardando o envelhecimento celular além de ser um acelerador do metabolismo das gorduras, o que o torna interessante para a redução do peso.

Pesquisas indicam que os componentes do óleo de cártamo atuam diretamente na inibição da enzima responsável pelo acúmulo de gorduras no corpo, bloqueando sua ação o corpo passa a usar a gordura armazenada em estoque.

Por essa razão se diz que o óleo de cártamo reduz as medidas da circunferência abdominal.

Diminui a fome e provoca a saciedade.

Devido ao ômega nove que contém diminui o risco de doenças cardiovasculares, além de promover o aumento do colesterol bom.

Para atletas o uso do óleo de cártamo aumenta a massa magra.

Atua também com anti inflamatório o que impede a retenção de líquidos além de prevenir e amenizar a celulite.

Pode ser usado em substituição ao óleo de cozinha, além de ser indicado o uso de duas cápsulas ao dia trinta minutos antes das principais refeições.

Saiba mais.




Faça comentários, perguntas ou envie sugestões de assuntos, estamos aguardando seu contato.
Fonte reprodução.




  

segunda-feira, 16 de setembro de 2013

ÓLEO DE BORRAGEM BENEFÍCIOS


De origem européia, a planta da qual se extrai o óleo de borragem é a Borago officinalis.

Comprovadamente possui função antiinflamatória devido à presença do ácido gamalinolêico, o ácido responsável pela distribuição da gordura no corpo e pela regulação da pressão arterial.

É rico em antioxidantes, vitamina E, ômegas 3e6.

Reduz a gordura corporal devido ao seu efeito antiinflamatório, além de ser diurético o que auxilia na perda de peso e na redução de medidas.

Atua diretamente contra os radicais livres que causam o envelhecimento precoce.

É conhecido por aliviar os sintomas da TPM e da menopausa. Reduz os sintomas de dores nas mamas, a retenção de líquidos, a irritação e tristezas além da depressão.

Além disso, o óleo de borragem faz a regulação dos hormônios, prolactina, estrogênio e progesterona.

Reduz os riscos de problemas vasculares e evita a síntese do mau colesterol.

Também pode ser usado diretamente sobre a pele para prevenir e atenuar a formação das rugas, isso porque mantém a hidratação natural da pele e também alivia irritações.

Reduz a perda de colágeno, controla a caspa e favorece o desenvolvimento de unhas e cabelos saudáveis.

Pode ser aplicado diretamente sobre as estrias.Deixa a pele aveludada, flexível, e mais resistente.

Normalmente é encontrado em cápsulas que podem ser ingeridas duas cápsulas duas vezes ao dia antes das principais refeições.

Para aplicar na pele abra a cápsula e aplique diretamente no local desejado.

Saiba mais.




Faça comentários, perguntas ou envie sugestões de assuntos, estamos aguardando seu contato.

Fonte reprodução.

terça-feira, 10 de setembro de 2013

SUCOTERAPIA


Os sucos de frutas e verduras são preventivos naturais de doenças, melhoram o sistema imunológico e promovem a desintoxicação de todo o organismo.

Previnem doenças como gripes e resfriados, doenças pulmonares, cardio vasculares, intestino preguiçoso, tromboses, anemias, e doenças degenerativas como o câncer.

Para os acamados auxilia na rápida recuperação, proporciona bem estar, melhora da disposição para as atividades diárias, além de deixar a pele, unhas e cabelos mais bonitos.

As substâncias anti oxidantes presentes nos sucos combatem o envelhecimento precoce, além do beta caroteno e da vitamina C que protegem a pele contra a ação dos raios UVA e UVB.

Os sucos contém minerais, vitaminas, enzimas, bio flavonóides e carotenóides, que estão prontamente disponíveis para a absorção pelo organismo.

É importante que estes vegetais estejam frescos, e em boas condições para que mantenham preservadas as qualidades nutricionais.

Devem ser preparados no momento do consumo, evitando guardar para consumir mais tarde isso evita o processo natural de oxidação.

Pode ser tomado diariamente, lembrando que as frutas também são fontes de carboidratos, para pessoas em dieta o ideal é usar frutas com poucas calorias para o preparo dos sucos.

Frutas como acerola, morangos, maçã, maracujá, goiabas são menos calóricas, preferencialmente devemos manter as fibras nos sucos evitando coar ou peneirar, isso melhora as funções intestinais.

Procure variar os preparos, as diferentes composições fornecem nutrientes variados que combinados atuam de diferentes maneiras beneficiando a saúde, podendo potencializar as qualidades e os efeitos de cada um.

Turbine os sucos

Acrescente  as sementes pré-germinadas de linhaça, quinoa, chia ou os farelos de aveia, a casca de maracujá desidratadas ou outras que preferir.

Também pode ser acrescentadas especiarias como a canela em pó, cacau, gengibre, que auxiliam na melhora da imunidade e na cura dos efeitos do excesso de bebidas alcoólicas.

O pólen das flores, guaraná e o ginseng são fontes de energia para as práticas de exercícios além de combater o cansaço físico e mental.


Receitas de sucos

Suco de abacaxi com hortelã
Rico em vitamina C é digestivo e anti inflamatório.


Suco de Melancia e aipo (podemos substituir o aipo pelo salsão)

Possui licopeno que previne o envelhecimento precoce e o câncer de mama e de próstata, e bastante potássio, é diurético, facilita as funções renais, auxilia na eliminação de toxinas e diminui o inchaço do corpo, e aliviando os sintomas da TPM.

O aipo possui glutationa substância responsável pela neutralização dos radicais livres.

Ingredientes:

2 fatias médias de melancia
1 talo de aipo com folhas

Faça primeiro o suco de melancia batendo no liquidificador e peneirando os caroços, depois acrescente ao suco o aipo e bata novamente no liquidificador.


Suco com mamão papaia e água de coco

Normaliza o trânsito intestinal é rico em fibras como a pectina, e em clorofila.

A polpa do coco verde contém fibras solúveis e a água de coco é remineralizadora.

Ingredientes:

1 coco verde (retire a água e a polpa)
¼ de mamão papaia
½ maçã
1 folha de couve
1 colher de sobremesa de semente de gergelim
1 colher de sopa de semente de chia (se quiser pode hidratá-la por 10 minutos)

Preparo

Bata tudo no liquidificador e tomar em seguida.


Suco para melhorar a imunidade

Para convalescentes nas gripes, e dores no corpo. Promove disposição elimina toxinas e fortalece o sistema imunológico.

Ingredientes:

1 copo de 250 ml suco de laranja
1 cenoura
1 ramo de coentro fresco (se preferir pode acrescentar mais)
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de sobremesa de mel
O suco de um limão sem as sementes

Preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e tomar.


Suco contra a ressaca

Combater os efeitos nocivos do excesso do consumo de bebidas alcoólicas, o fígado se recupera mais rapidamente e elimina toxinas que causam o mal estar da ressaca.

A glutamina presente no repolho é um aminoácido que protege e repara o fígado dos efeitos do álcool. 

A cúrcuma atua como hepato protetora por conter carotenóides.

Ingredientes:

¼ de um repolho verde pequeno
1 limão espremido e sem as sementes
1 talo de aipo com as folhas
1 colher de sopa de folhas frescas de coentro
½ colher de chá de cúrcuma

Preparo: 

Usar centrífuga fica mais fácil ou se preferir bata no liquidificador use um pouco de água mineral para facilitar a extração do suco e depois coar.

Se puder substitua a água mineral pela água de coco fica mais saboroso.


Suco de laranja beterraba e cenoura

Possui grande quantidade de vitamina C e rica em flavonóides. 

Devido ao betacaroteno presente neste suco ele protege dos danos causados pela exposição ao sol e proporciona um bronzeado bonito na pele.


Suco de laranja com limão gengibre, mel e coentro

Estimula e imunidade, é rico em vitamina C e em compostos fenólicos e flavonóides é um grande aliado na prevenção das gripes e resfriados.

Saiba mais.




Faça comentários, perguntas ou envie sugestões de assuntos, estamos aguardando seu contato.
Fonte reprodução.








segunda-feira, 2 de setembro de 2013

PARA QUE SERVE A LECITINA DE SOJA


A lecitina é produzida a partir da moagem do grão da soja que extrai o óleo, e a parte líquida que contém a lecitina, ela é desidratada transformada em grânulos, pó ou em cápsulas, e usada como fonte de nutrientes para o organismo.

Estão presentes na lecitina os ácidos graxos essenciais ao organismo ômega três e ômega seis, também em potássio, fósforo, vitamina E e em colina.

A colina presente na lecitina atua diretamente no sistema nervoso central, ela faz a restauração da mielina presente nos neurônios desgastados pelo excesso de trabalho mental, ou pelo desgaste natural.

Previne doenças degenerativas do sistema nervoso central como Alzheimer, ou dificuldade de atenção e de concentração e em problemas de coordenação motora.

A lecitina de soja também atua como um emulsificador de gordura auxilia o fígado quebrando as moléculas de gordura dos alimentos para que sejam eliminadas e não armazenadas na forma de gordura.

Por essa razão se diz que a lecitina auxilia na perda de peso e na redução das medidas.

Estimula os processos digestivos e melhora as funções intestinais e além de aumentar a circulação do sangue, e o rendimento intelectual e reduz o mau colesterol.

Auxiliar na prevenção e no tratamento do câncer do colo útero e o de mamas previne a osteoporose, alivia os sintomas da menopausa e melhora os casos de insônia.

Pode ser usada como suplemento em sucos ou acompanhando as frutas, ou acrescentada nas receitas de pães, bolos, biscoitos e sopas.

Também existe a versão em cápsulas em geral sugere-se o uso de duas cápsulas duas vezes ao dia antes das principais refeições.

Deve ser evitada por gestantes e pessoas que possuam intolerância a soja.

Consulte seu médico para definir as quantidades e se você está apto a consumir a lecitina.

Saiba mais.




Faça comentários, perguntas ou envie sugestões de assuntos, estamos aguardando seu contato.

Fonte reprodução.