terça-feira, 30 de setembro de 2014

USO DE PRÓPOLIS EM TRATAMENTOS CONTRA O CÂNCER


Desde tempos remotos a própolis é conhecida,  e povos antigos como os egípcios, os romanos e gregos a usavam devido as suas propriedades medicinais, dentre elas seu valor antibiótico.

Originalmente é coletada pelas abelhas dos exudados de árvores e de seus brotos, e em sua composição química contém ácidos fenólicos e flavonóides  conhecidos pelo alto poder antioxidante.


O fenetil éster de ácido cafeico conhecido como CAPE é um dos compostos químicos mais estudados da própolis, embora possua grande valor medicinal, sua particularidade de agir diretamente contra o câncer tornou-se um fator importante para o interesse científico.


O "Journal of Radiation Research" publicou um estudo mostrando que apenas após dois dias de tratamento com CAPE, o crescimento do câncer do pulmão foi reduzido em 60%, e 46% das células de câncer do pulmão haviam sido destruídas, após três dias de tratamento 67% das células com câncer morreram. 



A revista "Anticancer Drugs", de 2006, publicou um estudo em que o CAPE impede as células de câncer de cólon de se multiplicar e induz a morte das células doentes sem afetar as células saudáveis. 



Estes estudos foram repetidos em outros tipos de câncer como gástrico, de mama, câncer de pâncreas e de pele, com os mesmos resultados impressionantes.



Os estudos mostram que o CAPE pode interromper de forma seletiva o ciclo celular e destruir as células cancerosas, além de bloquear o crescimento do câncer. 



Embora o CAPE tenha sido nestes estudos o elemento químico mais pesquisado na própolis, não é apenas essa substância presente na própolis que combate o câncer, ela também atua como um todo com propriedades anticâncer.



A revista "Cancer Science and Therapy", de 2014, publicou um estudo sobre o efeito cicatrizante da própolis, demonstrando que o tratamento com própolis atua diretamente sobre as enzimas desacetilases chamadas histonas,  inibindo sua ação de multiplicação descontrolada de células que está relacionada com o desenvolvimento do câncer.  


Saiba mais.


Faça comentários, perguntas ou envie sugestões de assuntos, estamos aguardando seu contato.
Fonte reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário