segunda-feira, 30 de setembro de 2013

NUTRIENTES PARA O CÉREBRO



Selênio

Pesquisas indicam que a falta de selênio nos deixa mal humorados, reduzindo a capacidade cognitiva de pessoas idosas, e ao avaliar pessoas com mal de Alzheimer verificou-se que essas pessoas tinham baixa quantidade de selênio presentes no organismo.

As principais fontes de selênio são a castanha do Pará, os peixes, frutos do mar, nos cereais integrais, em ovos, nas castanhas de caju e em semente de girassol.


Polifenóis do chá verde

O chá verde possui alto teor de flavonóides os polifenóis e catequinas, que possuem ação antioxidante neutralizando os radicais livres que causam o envelhecimento precoce das células.

Além disso, o chá verde atua como energizante, já que contém as xantinas entre elas a cafeína, que atuam no sistema nervoso central, o cérebro fica mais alerta e ágil nas tomadas de decisões.


Vitamina C

A vitamina C é um dos melhores antioxidantes existentes na natureza, uma dieta rica em vitamina C diminui as perdas da capacidade mental provenientes do envelhecimento.

As frutas como acerola, morango, abacaxi, laranja, limão, maracujá, melão, mirtilo, framboesa, goiaba, kiwi, contém vitamina C, e também está presente em pepinos, tomates, pimentões, broto de alfafa, e brócolis.


Zinco

O Zinco é o responsável por manter o cérebro ativo e desperto, reduz o cansaço mental e organiza os pensamentos.

Age como um poderoso antioxidante diretamente sobre os radicais livres, prevenindo o envelhecimento das células neuronais.

Podemos encontrar o zinco em alguns alimentos como as sementes de girassol e abóbora, em frutos do mar, em ovos, nos grãos integrais, levedo de cerveja e no germe de trigo.


Ferro

A falta de ferro causa a baixa oxigenação dos tecidos, porque o ferro é o elemento responsável pelo transporte de oxigênio pelas hemácias, como o cérebro necessita de muito oxigênio quando ocorre a falta de ferro o funcionamento do cérebro fica comprometido.


Ácido fólico

Também conhecido como vitamina B9 é responsável pela alegria o bom humor e o bem estar, além de proporcionar a saúde mental.

Pesquisas indicam que os pensamentos ruins e as depressões estão freqüentemente relacionados com a carência das vitaminas do complexo B.

As mulheres que pretendem engravidar normalmente são suplementadas com ácido fólico para prevenir as doenças de desenvolvimento nas crianças.

Encontramos o ácido fólico em vegetais de folhas verdes como espinafre, couve, rúcula, acelga, brócolis e agrião, também em cogumelos em feijões, ervilhas grão de bico, lentilhas e tomates.


Polifenóis do açaí e das uvas

Pesquisas têm indicado que o consumo do suco de uva integral melhora a capacidade do cérebro de reter e absorver novos conhecimentos, melhorando a memória isso se deve aos polifenóis presentes nas uvas.

Também agem protegendo os tecidos nervosos prevenindo que ocorram inflamações ou perdas de neurônios.

Também podemos encontrar os polifenóis em mirtilos, jabuticabas e no açaí.


Vitamina D

Hoje já se sabe que a vitamina D é um hormônio que atua como um antiinflamatório dos neurônios tonifica o cérebro cansado e desvitalizado, e melhora os casos de perda de memória provocada pelo envelhecimento.

A carência da vitamina D está relacionada à depressão e ao mal de Parkinson.

A melhor fonte de vitamina D é tomar sol, nas horas mais frescas do dia, sem filtro solar, com cuidado para não queimar a pele.

Outras fontes são o óleo de fígado de bacalhau, em peixes, ovos, leite integral, carnes, e na manteiga.


L-teanina

Trata-se de um aminoácido encontrado no chá verde e preto, que atua na produção de dopamina e serotonina, responsáveis pela sensação de bem estar, relaxamento e ao prazer.


Saiba mais.




Faça comentários, perguntas ou envie sugestões de assuntos, estamos aguardando seu contato.

Fonte reprodução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário