quinta-feira, 18 de julho de 2013

COMO SABER SE O MEL É PURO


Quando compramos o mel de abelhas, em geral não sabemos como ele foi produzido, se foi corretamente manipulado e se não está adulterado.

É claro que é muito importante se ele não foi adulterado, mas, sabemos que erros básicos durante o processamento também acarretam perdas tanto no valor nutricional, como biológico, é preciso adquiri-lo de fontes idôneas, devidamente registrados nos órgãos competentes.

Os preços também são indicadores de qualidade, a abelha percorre uma distância equivalente a uma volta ao mundo para produzir um quilo de mel, é um processo trabalhoso e demorado.

Os apicultores precisam preservar a família das abelhas garantindo o mel suficiente para a sua manutenção e somente após isso, retirar o mel excedente  para comercializar. 

Isso indica que quando compramos mel com preços muito baixos pode ser devido ao uso de adulterantes, já que o açúcar é muito mais barato.

Uma maneira fácil para detectar adulterantes no mel em casa é:

Coloque uma colher de sopa do mel que você adquiriu em um recipiente pequeno de vidro transparente, pode ser em um copinho de café.

Acrescente duas colheres de sopa de água e misture até que o mel esteja totalmente dissolvido.

Adicione três gotas de iodo, comprado em farmácias.

Se a cor mudar para muito escuro e for próxima ao roxo, o mel contém adulterante artificial.

Isso é decorrente do amido presente nos açúcares comerciais que são produzidos a partir de partes de plantas, como o mel é produzido do néctar das flores não ocorre a presença do amido nele.

A cor da reação entre o mel puro e o iodo não muda, permanecendo a cor original do mel que você adquiriu.

Assista esse vídeo sobre a adulteração do mel vendido em barracas nas estradas.


Saiba mais.




Faça comentários, perguntas ou envie sugestões de assuntos, estamos aguardando seu contato.
Fonte reprodução.




   

Nenhum comentário:

Postar um comentário